Este site salva seu histórico de uso. Ao continuar navegando você concorda com a política de cookies e privacidade.

COMBITRANS / NOTÍCIAS

Brasil utiliza 30% dos rios para transporte comercial

O Brasil utiliza um terço dos 63 mil quilômetros navegáveis dos rios sendo que, atualmente, o País usa 19 mil km, o equivalente a 30,9% da malha hidroviária, para o transporte comercial de cargas e passageiros. Com isso, apenas 5% da movimentação de cargas é feita pelos rios.

Os dados são de estudo divulgado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e mostram ainda que o País dispõe de 2,3 km de vias interiores economicamente utilizáveis para cada 1 mil km² de área, enquanto países como China e Estados Unidos, possuem, respectivamente, 11,5 km e 4,2 km por 1 mil km² de área. 

Caso o país aproveitasse todo o potencial desse modelo de transporte, a densidade aumentaria para 7,4 km por 1 mil km² de área 

Ainda de acordo com a CNT, outro motivo é a ausência de hidrovias no país, sendo o transporte feito devido a características naturais dos rios que facilita a navegabilidade. O único sistema que se aproxima de uma hidrovia, de acordo com o estudo, é o sistema Tietê-Paraná. 

No Brasil, as maiores extensões navegáveis estão localizadas nas regiões hidrográficas Amazônica (cerca de 16 mil km) e Tocantins/Araguaia (aproximadamente 1,4 mil km). Embora seja bastante utilizadas, elas estão longe de atingir seu potencial de transporte. 

“Em relação ao transporte de passageiros, em 2017 (última informação disponível) foi estimado um total de 9,8 milhões de passageiros transportados na Amazônia (nos estados do Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia). Em algumas localidades, os rios são o principal meio de transporte, sendo cruciais para o deslocamento e o abastecimento das comunidades ribeirinhas”, diz o estudo. 

Fonte: https://diariodocomercio.com.br/economia/brasil-utiliza-30-dos-rios-para-transporte-comercial/ 


+ Notícias

Maio Amarelo 2023

Maio Amarelo 2023

Novembro Azul 2022

Novembro Azul 2022

Outubro Rosa 2022

Outubro Rosa 2022

Inauguração nova balsa SW

Inauguração nova balsa SW

Combitrans Amazônia

Acesse a Política de Cookies e Privacidade © Copyright 2024 Combitrans Amazônia Alta Comunicazione